Olá pessoal, como vão vocês? Hoje decidi falar de uma coisa que eu (assim como Karla também) adoro: doramas e, mais especificamente, os coreanos (um dia, prometo, falarei sobre os de outras regiões). Não faz ideia do que é dorama? O Wikipedia esclarece.
Dorama é a definição generalizada do gênero série de televisão oriental, seja ela J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês) e até mesmo os Live-Action (filmes com pessoas reais quando um mangá ou anime faz sucesso). Também muito conhecidos dentro do You Tube,por conter vários vídeos com musicas de cantores orientais.
Assim, pensando nisso decidi fazer uma lista com dez k-dramas para aquelas pessoas que tem curiosidade, mas não sabe como e nem por onde começar. Foi bem complicado separar só dez, mas pensei mais naqueles que poderiam atrair quem nunca assistiu nenhum. Então, vamos lá...
1. Secret Garden
O drama narra a história de Kim Joo Won , um CEO arrogante e excêntrico que mantêm a imagem de ser uma pessoa perfeita, e de Gil Ra Im, uma pobre e humilde dublê cuja beleza e corpo são objetos de inveja entre as atrizes famosas. Eles se encontram acidentalmente, quando Joo Won se engana achando que Ra Im é a atriz Park Chae Rin, e marca o início de uma relação tensa e cheia de brigas, e onde também se inicia a tentativa de Joo Won esconder a sua crescente atração por Ra Im, e que o deixa tanto confuso quanto incomodado. Para complicar ainda mais as coisas, um estanha sequência de eventos resulta na troca do corpo entre os dois.
Óbvio que eu tinha que começar falando de Secret Garden. Por que? Porque esse foi o primeiro k-drama que assisti, em 2012, e certamente ele me marcou bastante. Logo que pensamos nessa troca de corpo (ela fica no corpo dele, e ele no dela), lembramos de "Se eu fosse você", mas aqui segue uma outra linha, um outro tipo de enredo. Personagens apaixonantes e episódios que me faziam prender o folego (lembro um que aconteceu algo muito triste, minha mãe do meu lado e eu comecei a chorar, ela ficou bem preocupada) fazem esse dorama tão especial quanto ele é.
Certamente, para quem está interessado em conhecer o mundo dos k-dramas, vale a pena. Claro, como foi minha primeira vez, não estava acostumada ao coreano, que parecia muito estranho na época, e como eles usavam a linguagem, o que cada coisa significava e tudo mais. Provável que isso acontece com todo mundo que não tiver um contato prévio com a cultura deles, mas com o tempo você se acostuma e acaba achando a maior parte das coisas lindas.
2. Dream High
Dream High significa "sonhando alto", e conta a história de 6 estudantes da Kirin Art High School, uma escola na Coréia do Sul que é especializada em treinar e fazer estreiar grandes artistas da música pop sul coreana e mundial. Hye Mi, Jon Guk, Sam Som Dong, Pil Suk, Gae Hae e Jason são alunos talentosos, mas que tem problemas mal resolvidos consigo mesmos, precisando passar por diversas situações na nova escola para poderem crescer e se tornar bons artistas.
Um drama musical, realmente com uma vibe meio High School Music, mas que vai muito além disso. Tem a coisa da superação, pois todos eles tem algum obstáculo que os impede de atingir seus sonhos e, de alguma forma, os ultrapassa. Assim, mesmo personagens que você odeia no começo, acabam se tornando adoráveis, com o decorrer da história. A trilha sonora é muito boa (como poderia se imaginar, sendo musical e tendo o elenco composto, em sua maior parte, por cantores) e o elenco é realmente interessante (Kim Soo Hyun começou a brilhar aí).
Houve uma continuação, Dream High 2, que tinha um elenco lindo (JinWoon, meu ultimate, SeoJoon, que está incrível em Witch's Romance, e JJ Project, que atualmente está na banda GOT7), mas a história só desandou e não gosto nem de lembrar. Terminei de ver mais pelo elenco, mas foi bem chatinho.
3. Gentleman's Dignity
Um drama sobre a carreira e a vida amorosa de profissionais do século XXI. Ele vai contar a história de quatro homens em seus quarenta anos, como lidar com amor, separação, sucesso e fracasso. Kim Do Jin, um arquiteto com uma língua mordaz começa um relacionamento romântico com a professora Seo Yi Soo, que também é árbitro em jogos de beisebol amadores. Tae Im San está namorando uma mulher de coração frio. Choi Yoon tenta curar seu coração, depois de perder sua esposa há quatro anos. Lee Jung Rok se casa com uma mulher mais velha por dinheiro, mas pode perder a sua vida confortável em um divórcio.
Quando fui assistir esse drama, não estava dando muito pra ele, achando que não seria nada demais. Fui mais pelo JongHyun, da banda CNBLUE, e WooBin, só que acabou com os outros personagens me prenderam de tal maneira que assisti esse em uma maratona louca. A amizade deles, os relacionamentos, todos foram bem trabalhos de tal maneira que parecia bem real mesmo. Como o Do Jin não é lá o mais bonito, achei que não me encantaria, mas acabei me apaixonando, assim como fiz com todos os outros ahjussis. E o que falar dos flashbacks no começo dos episódios? Uma das melhores partes, certamente.
4.Reply 1997
Esse drama vai focar na cultura do fanatismo extremo que emergiu nos anos 90 quando os grupos de idols tomaram conta dos palcos e o K-pop estava florescendo.A história é formada por 6 amigos colegiais de uma escola em Busan que voltam a se encontrar em 2012 e isso traz de volta as memórias de 1997, quando eles eram ainda estudantes. Voltando naquela época e para agora entre os anos 90 e hoje, a história centra na vida de Sung Shi Won que é fanática pela boyband H.O.T. e seus 5 amigos de escola.
O drama tem bastante do que fala a sinopse (muitos acontecimentos partem desse fanatismo dela), mas tem muito além disso. Sério. Além disso, é ótimo para se dar risadas, se apaixonar pelos personagens, ficar indeciso (porque eles fazem um sistema de futuro-passado-presente muito louco). Tem muita coisa que parece real e os personagens são bem imperfeitos, mas isso que nos faz gostar ainda mais deles.
Tem também uma "continuação", Reply 1994, que eu ainda não vi, por isso não sei muito o que falar, mas ouvi bastante coisa boa sobre ele, então deve valer a pena a tentativa.
5. I Hear Your Voice
O seriado é um drama thriller de tribunal com elementos de fantasia e comédia romântica. Conta a história de de Jang Hye Sung, que é uma advogada corajosa, audaciosa, cara de pau, cômica, sem vergonha e materialista. Ela possui memórias dolorosas da sua infância e num futuro próximo se tornará uma defensora pública, que deve ajudar os mais necessitados. O outro protagonista é Park Soo Ha um jovem de 19 anos que possui o dom de ouvir o pensamento das pessoas, tendo adquirido esse dom após um acidente traumático 10 anos atrás. E para fechar nosso núcleo temos Cha Kwan Woo que é um advogado inocente e com uma fé inabalável na justiça e no trabalho duro, que também vai ser um defensor público.
Foi uma luta achar uma sinopse que fizesse jus ao dorama, mas finalmente achei aqui e fiquei bastante satisfeita com isso. Por que? Porque a história tem tanta coisa que simplesmente falar que eles vão resolver casos utilizando o poder do Soo Ha não dá. Tem um drama central, envolvendo o que aconteceu no passado dos dois, algo que irá uni-los e fará com que surtemos ainda mais (motivos para amar romances para noonas ~mulheres mais velhas). Do primeiro ao ultimo episódio, é bem cativante, fazendo-nos chorar, rir, piorar e todo tipo de reação. É uma boa pedida, principalmente porque JongSuk (que também está em Secret Garden) é o protagonista e está maravilhoso.
6. The Master's Sun
Joo Joong Won (So Ji Sub) é um frio e ambisioso CEO, que move todas as relações humanas através do dinheiro. Tae Gong Sil (Gong Hyo Jin) é uma sensitiva assistente,que sofre de insônia, devido à sua capacidade de ver fantasmas após um acidente.Joong Won vai aprender a confiar em Gong Sil e se apaixonar por ela.
Esse dorama é do ano passado (quando eu estava, enfim, entrando mais nesse mundo de k-dramas) e foi uma maravilhosa surpresa. Com toques sombrios, mas também de comédia e romance, Master's Sun conquistou bastante, principalmente por usar essa coisa dos fantasmas de uma forma bem interessante. A atuação de todos foi incrível e até os fantasmas foram super legais (o do café, principalmente). Um dos melhores doramas do ano, com toda certeza.
7. You Who Came From the Stars
Do Min Joon é um alienigena que veio para a terra em 1609, pousando na era Joseon, e tem vivido na terra deste então através dos quatrocentos anos seguintes até os dias presentes. Atualmente ele trabalha como um professor universitário, e acaba se apaixonando pela arrogante atriz Chun Song Yi.
O dorama que simplesmente fez um ENORME sucesso na Coreia e não foi atoa não. Trazendo uma "inovação" com o personagem principal sendo alienígena, além de vários dilemas, onde ele tem que se conter, e um romance que parece ser proibido mas também destinado. Lembra do Kim Soo Hyun, que citei em Dream High? É o mesmo que faz nosso Manager Do, que conquistou o coração de milhares de mulheres, assim como a charmosa Song Yi também não fica muito pra trás não. O sucesso foi estrondoso, tanto que até mesmo em alguns shows de variedade você pode ver algumas referências a eles (já vi muitas, por isso o comentário).
8. Who Are You?

A detetive Shi On consegue ver coisas que as pessoas normais não veem. Depois de passar seis anos em coma, ela ganha a habilidade de ver fantasmas. Enquanto isso, o detetive Gun Woo apenas acredita no que ele consegue ver e tocar. Lee Hyung Joon é o namorado fantasma da detetive Shin On que morreu no mesmo acidente que deu a ela a “segunda visão” e irá aparecer e formar um triângulo amoroso sem precedentes.
Novamente uma história com fantasmas no meio, mas dessa vez leva um tom completamente diferente de Master's Sun. Os fantasmas aqui querem ser "resolvidos" e ela, como policial, ajuda da maneira que pode, enquanto tenta descobrir o que realmente ocorreu no acidente a seis anos atrás (motivo do coma dela). Shi On é inteligente, ativa e o tipo de personagem que boa parte das ações você familiariza. Os outros dois personagens são realmente adoráveis (principalmente o do namorado dela, nas cenas de flashback), o que acabou me fazendo shippar ela com os dois e ficar indecisa do começo ao fim, sem saber para quem torcer.
O final de Who Are You deixou meio possível uma continuação, mas nada confirmado até agora.
9. Let's Eat
Um drama sobre a vida de quatro pessoas solteiras que vivem sozinhos, com fome de comida e amor.Ele vai girar em torno de uma divorciada de 3 anos experimentando coisas com as pessoas casadas e solteiras em torno dela.
Eu simplesmente amei esse k-drama com todo meu coração. Claro, tinha que esperar dar horário de refeição para assisti-lo, se não ia começar a babar em cima do meu computador. Muitas cenas com comidas deliciosas (ou vai ver nem tanto, mas pareciam ser muito boas) que davam água na boca. Além disso, personagens bem interessantes, uma comédia leve e um romance que nem sabíamos para onde ia ir até que foi chegando a rota final. Com essa combinação, conquistou-me de vez e tenho certeza que muitos gostariam também.
10. Witch's Romance
Um drama sobre o romance entre um homem mais jovem e uma mulher mais velha que não é capaz de abrir seu coração aos outros depois que seu ex-noivo deixou-a de repente quando eles estavam prestes a se casar.
Novamente com um romance para noonas (eles são os melhores), esse dorama acabou faz pouco tempo e foi uma ótima experiência. Park Seo Joon está irreconhecível (só descobri que ele esteve em Dream High 2 depois), mas apaixonante e com um personagem que acho que todas desejamos ter um Dong Ha para nós. A personagem principal tem umas coisas que chegam a irritar, mas ela não é boba e sempre vai atrás do que quer. As histórias secundárias são bem fofas e meigas de se acompanhar, além de proporcionar bons risos.
Ficou interessado(a)? Bom, todos esses doramas eu assisti pelo Viki, então todos já devem ter legenda em português (primeiro sai em inglês, depois passam para as outras línguas). Existem muitos fansubs que legendam e disponibilizam para download também, mas são tantos que nem saberia quais recomendar no momento. Assim, espero que deem uma chance pelo menos para um deles e, se o fizer, não esqueçam de me falar o que acharam!
.png)
- Muito ruim
- Ruim
- Ok
- Muito bom
- ÓTIMO!
- FAVORITO
0 comentários